Daily Archive: Abril 11, 2018
Equações do 2.º grau: Matematicamente Falando 9 - Parte 2 Pág. 82 Ex. 4
Enunciado
Resolve as equações do 2.º grau, utilizando o completamento do quadrado.
- \({{x^2} – 6x + 5 = 0}\)
- \({{x^2} + 5x + 1 = 0}\)
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Equações do 2.º grau: Matematicamente Falando 9 - Parte 2 Pág. 82 Ex. 3
Enunciado
Obtém, para cada alínea, uma expressão equivalente que seja a soma de uma constante com o quadrado de um polinómio de primeiro grau (eventualmente multiplicado por uma constante).
- \({x^2} + 4x + 2\)
- \({x^2} – 6x – 1\)
- \({x^2} + x + 1\)
- \(3{x^2} + 2x + 7\)
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Equações do 2.º grau: Matematicamente Falando 9 - Parte 2 Pág. 78 Tarefa 2
Enunciado
Resolve as seguintes equações:
- $3{x^2} – 7 = 0$
- $2\left( {{x^2} + x} \right) = x$
- $\frac{{13}}{4}{x^2} = \frac{{13}}{5}$
- $2{x^2} + 3 = 0$
- $\frac{4}{7}\left( {x – 2} \right)(x + 2) + x = \frac{{9 + 7x}}{7}$
- \(x = 3{x^2}\)
- \({4{x^2} – \frac{1}{4}x = 0}\)
- \({ – 2{x^2} – 5x = 0}\)
- \({\frac{1}{2}x – \frac{1}{5}{x^2} = 0}\)
- \({\frac{4}{5}{{\left( {x – 2} \right)}^2} + x = \frac{{16 – 3x}}{5}}\)
- \({{{\left( {x – 1} \right)}^2} = 3{x^2} + 1}\)
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Equações do 2.º grau: Matematicamente Falando 9 - Parte 2 Pág. 78 Tarefa 1 Ex. 2
Enunciado
Na figura, sabe-se que:
- [ACEF] é um quadrado;
- [BCDG] é um quadrado;
- \(\overline {AC} = x\) cm;
- \(\overline {BC} = 8\) cm.
- Escreve uma expressão simplificada para o perímetro da região sombreada.
Mostra como chegaste à tua resposta.
- Mostra que se \(x = 9\) cm, então a área da parte sombreada é igual a 17 cm2.
- Escreve uma expressão simplificada para a área da região sombreada, na variável x.
- Determina o valor de x para
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Equações do 2.º grau: Matematicamente Falando 9 - Parte 2 Pág. 78 Tarefa 1 Ex. 1
Enunciado
Observa o trapézio retângulo da figura.
- Determina a área do trapézio, sabendo que \(x = 3\) cm.
- Escreve uma expressão simplificada, na variável x, que represente a área do trapézio. Apresenta os cálculos que efetuaste.
- Qual deve ser o valor de x para que a área do trapézio seja igual a 54 cm2?
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Trigonometria: Matematicamente Falando 9 - Parte 2 Pág. 73 Ex. 2
Enunciado
Observa a figura.
O muro tem 5 m de altura e a escada tem 5,20 m de comprimento.
- Calcula:
- A distância do pé da escada ao muro.
Escreve essa distância arredondada às décimas.
- A medida da amplitude, arredondada às unidades, do ângulo formado pela escada e pelo muro.
- Para que a escada não caia, o ângulo que a escada e o muro fazem deve ter, no máximo, 65 graus. Determina, nesse caso, a altura, arredondada às décimas,
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