Math and the Rise of Civilization

A guided tour of the history of numbers and how they’ve shaped the development of humankind is at the heart of this unique series

 

 

A guided tour of the history of numbers and how they’ve shaped the development of humankind is at the heart of this unique series. In five episodes that take us across time and around the world, we see how mathematics played an important role in ancient Egypt and Greece, early India, medieval Europe, and our own modern world. Computer graphics make mathematical formulae accessible and interesting, while dramatic reenactments of history pique the viewer’s interest.

Math And The Rise of CivilizationPart 1 – The Beginning of Numbers
Part 2 – The Elements
Part 3 – The Divinity of Numbers
Part 4 – The World in Motion
Part 5 – Conquering Math’s New Frontiers

 

Episódio 1

O início dos números

A inundação anual do Rio Nilo trazia uma responsabilidade essencial ao Faraó: era necessário manter a ordem social e geográfica das regiões por onde o rio mais extenso do mundo passava. Esta foi uma condição fundamental para os primeiros estudos e o desenvolvimento dos números e da geometria. Neste episódio, o narrador convida-nos para uma viagem em que, a partir de documentos, cálculos e demonstração de construções faraónicas, conta-nos a história da época em que elas foram tiradas do papel.

Episódio 2

Os Elementos

Depois de conhecer o Egito, viajamos com o narrador a outra terra antiga: Atenas, na Grécia, onde pensadores da Sociedade de Pitágoras empregavam a lógica e a razão para colocar em prática as construções feitas a partir dos fundamentos que tinham herdado dos egípcios. Nas pirâmides e na Babilónia, Pitágoras enxergou formas geométricas, medidas e números que se aplicam ao seu famoso teorema. O documentário mostra porque, então, a fórmula dos triângulos retângulos ganhou o nome do filósofo grego, se as suas proporções já eram conhecidas pelos egípcios.

Episódio 3

A Divindade dos Números

Este episódio dá continuidade à viagem pelas antigas civilizações e chega, desta vez, ao leste do subcontinente indiano, onde descobrimos a origem do número zero. Representando tanto o nada quanto a possibilidade infinita, este dígito único, quando usado reservadamente, tornou-se a pedra angular da matemática moderna. O episódio mostra como, junto com os números negativos, esta inovação abre o leste e oeste para números nunca antes imaginados.

Episódio 4

O Mundo em Movimento

O episódio convida a uma viagem no tempo até o período renascentista, na Europa, quando os cientistas europeus estavam ansiosos para usar as fórmulas e as filosofias que tinham aprendido com os gregos, a fim de descobrir os segredos matemáticos do mundo e do universo. Mostra o desafio feito pelo matemático holandês Bernoulli; e como esta importante época da história testemunhou o alvorecer do cálculo diferencial e integral num ambiente tão competitivo que dividiu o mundo ocidental.

Episódio 5

Conquistando Novas Fronteiras da Matemática

Depois de viajar no tempo durante todas as épocas da civilização, o último episódio da série chega à Era Moderna, onde vemos que o espírito de inovação matemática está bastante vivo. O episódio aborda as grandes mentes da atualidade, que têm procurado resolver algumas das grandes questões matemáticas do passado, incluindo o último Teorema de Fermat e a conjectura de Poincaré. O filme é um lembrete de que mesmo depois de tantos milénios de estudos e experimentos, a matemática ainda possui territórios desconhecidos.

 

RTP2: Versão em língua portuguesa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

%d bloggers like this: