A História da Matemática

Documentário produzido pela BBC e apresentado por Marcus du Sautoy
A História da Matemática

Marcus du Sautoy

The story of maths, documentário produzido pela BBC, conta a história da matemática e mostra a sua importância para a nossa vida. Apresentado por Marcus du Sautoy, pesquisador e professor da Universidade de Oxford, o documentário é dividido em 4 episódios e está disponível no YouTube com legendas em português.

Esta série memorável leva-nos numa viagem através dos tempos e à volta do mundo a países como o Egipto, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América.

Os episódios desta série ambiciosa oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos.

Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores vislumbres novos e extraordinários relativamente à importância da Matemática, estabelecendo esta disciplina como um dos maiores feitos culturais da Humanidade.

A História da Matemática (The story of maths) foi escolhido como Melhor Documentário produzido, no ano de 2009, pela estação BBC.

 Episódio 1
A Linguagem do Universo
 Episódio 2
O Génio do Oriente
 Episódio 3
As Fronteiras do Espaço
 Episódio 4
Rumo ao Infinito e Mais Além
 

Episódio 1

Episódio 1: A Linguagem do Universo

Neste primeiro episódio, Marcus du Sautoy olha para a importância que a Matemática tem para as nossas vidas, antes de analisar a matemática do Antigo Egipto, Mesopotâmia e Grécia, abordando a matemática da construção das pirâmides, a descoberta do Pi, a importância dos triângulos retângulos e da geometria grega, onde pontificaram os grandes nomes de Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes.

 

Episódio 2

Episódio 2: O Génio do Oriente

Marcus du Sautoy visita o Oriente. Enquanto a Europa estava mergulhada na Idade das Trevas, a Matemática avançava no Oriente: na China e na Índia, e mais tarde no Médio Oriente. Nesse episódio estão as maiores descobertas matemáticas deste período, quando surgiu o sistema de notação decimal, o zero, a Álgebra e a Trigonometria, avanços obtidos graças às mentes de Ch’in Ju Xiao, Madhava, Omar Khayyam, Muhammad al-Khwarizmi, Fibonacci e Tartaglia.

 

Episódio 3

Episódio 3: As Fronteiras do Espaço

No século XVII, a Europa tornou-se no centro matemático do mundo. Tinham sido dados grandes passos na compreensão da geometria dos objetos fixos no espaço e no tempo. Chegava a hora de procurar desvendar a matemática que descreve os objetos em movimento.

Marcus du Sautoy visita a França de René Descartes um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra. Analisa as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje são usados na tecnologia moderna. Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História. Por fim, são analisadas as implicações das descobertas matemáticas em nossas vidas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.

 

Episódio 4

Episódio 4: Rumo ao Infinito e Mais Além

No último episódio desta série, Marcus du Sautoy aborda alguns dos maiores problemas matemáticos do século XX propostos por David Hilbert em 1900 e as histórias dos homens e mulheres que lutaram para conseguir solucioná-los.

Desde os trabalhos de Cantor sobre os infinitos, a teoria do caos descoberta por Henri Poincaré, os grandes dilemas colocados por Gödel, amigo íntimo de Einstein, o trabalho de Paul Cohen sobre os diferentes tipos de matemática existentes, a Geometria Algébrica de André Weil e as novas linguagens matemáticas de Galois, Julia Robinson e Grothendieck.

 

 

 

Versão em língua inglesa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

%d bloggers like this: