Escola Secundária/3 da Sé-Lamego

Ficha de Trabalho de Matemática

Ano Lectivo 2003/04               Menecmo e as secções cónicas                                   10.º Ano

Sugestões

Sugestão A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recapitula as questões B, C e D da ficha de trabalho intitulada "Da duplicação do quadrado à redução de Hipócrates”, em:

      http://www.prof2000.pt/users/amma/af18/t5/FT-4.htm

 

 

 

 

 

 

FIM (Retrocede)

Sugestão B

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Será importante ter presente as questões B e C da ficha de trabalho "Da duplicação do quadrado à redução de Hipócrates”, em:

      http://www.prof2000.pt/users/amma/af18/t5/FT-4.htm

 

A exploração do sketch GSP pode ajudar a resolver a questão indicada.
Tem presente que dos 4 quadriláteros, dois são quadrados e dois são rectângulos.


Ficheiro GSP (versão 4)

 

FIM (Retrocede)

Sugestão C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não esqueças as relações consideradas na questão anterior.

A exploração do sketch GSP, pode ajudar a resolver a questão indicada.
Tem presente que dos 5 quadriláteros, três são quadrados e dois são rectângulos.

 


Ficheiro GSP (versão 4)

 

FIM (Retrocede)

Sugestão D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira parte da questão é muito simples: basta, dessa dupla igualdade, considerar as três proporções possíveis de escrever e resolvê-las em ordem à variável adequada.

 

A resolução gráfica apresentada no texto introdutório desta ficha de trabalho corresponde à seguinte imagem:

Temos, portanto, que considerar as funções [A] e [B] (no contexto de problema, os domínios dessas funções são R+, mas de momento não nos iremos preocupar com isso), que depois de introduzidas no menu de gráfico das calculadoras e de uma escolha adequada para a janela de visualização, poder-se-á obter:

     

Tendo-se obtido x = 1,26 (2 c.d.).

 

 

FIM (Retrocede)

 

Sugestão E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O pequeno problema é que não é possível introduzir a expressão [C] no modo de gráficos da calculadora, como já deves ter verificado.

Mas, como sabes,

e, no contexto do problema, x e y são dois valores positivos.

Então qual será a segunda função que se deve considerar?

 

Depois de introduzidas as funções adequadas no menu de gráfico das calculadoras e de uma escolha adequada para a janela de visualização, poder-se-á obter:

     

De novo, obtém-se x = 1,26 (2 c.d.).

 

FIM (Retrocede)

Sugestão F

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Explora o sketch GSP.


Ficheiro GSP (versão 4)

A que elementos geométricos se pode fazer corresponder cada uma das funções?

 

 

FIM (Retrocede)

Sugestão G

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de necessidade, explora o sketch GSP.


Ficheiro GSP (versão 4)

 

FIM (Retrocede)

Sugestão H

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para responder às questões formuladas, interpreta e relaciona as informações fornecidas a seguir:

A parábola como lugar geométrico

Deve-se ainda aos matemáticos gregos da antiguidade a definição de parábola como o lugar geométrico dos pontos do plano equidistantes de uma recta – a directriz – e de um ponto exterior a ela – o foco.

Retirado de Infinito 10, pág. 254, Areal Editores, 1997

 

Tendo em consideração a definição dada acima, explora a animação seguinte:

 

A construção:
Q é um ponto livre da directriz. A recta desenhada a verde é a mediatriz do segmento de recta [FQ]. O ponto P é a intersecção desta mediatriz com a recta perpendicular à directriz e que contém Q.

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Ficheiro GSP (versão 3)

 

Qual é o lugar geométrico do plano definido pelo ponto P, quando Q se desloca ao longo da directriz? Porquê?

 

 

A parábola definida por uma expressão analítica

Depois do contributo de Descartes com o seu método das coordenadas e de um enorme aperfeiçoamento das notações matemáticas, a parábola aparece definida actualmente, de preferência, como sendo toda a linha curva plana cujos pontos têm coordenadas (x, y) que obedecem a uma equação do tipo

ou à equação que se obtém desta substituindo y por x e x por y.

Também pode ser representada por uma equação da forma

  

quando tem o vértice sobre a origem do referencial e um dos eixos coordenados é seu eixo de simetria, sendo p o parâmetro da parábola, igual à distância do foco à directriz.

A palavra “parábola”, que significa “colocação ao lado” ou “comparação”, foi escolhida para designar a curva em questão, dado que apresenta a seguinte propriedade: para qualquer ponto sobre ela, a área do quadrado desenhado sobre a ordenada (abcissa) é igual à área do rectângulo cujos lados são a abcissa (ordenada) e o valor constante 2p.

Retirado de Infinito 10, pág. 254, Areal Editores, 1997

 

 

Tendo em consideração a informação dada acima, explora a animação seguinte:
(é preferível explorar a versão GSP, pois possui maior informação)

 

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Ficheiro GSP (versão 4)

 

Toma novamente atenção à solução geométrica apresentada nas questões B e C, assim como às caixas de texto relativas a: A parábola como lugar geométrico e A parábola definida por uma expressão analítica.
Explica porque é que essas construções de um certo ponto de intersecção de duas cónicas entram na solução do problema da duplicação do cubo.

 

 

FIM (Retrocede)

 

 

 

Actualizada em
 20-12-2003